top of page

Rainha de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

A Rainha de Espadas, também conhecida como Dama de Espadas, é uma das cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Devido ao seu naipe, ela está ligada ao elemento “ar” e ao mundo da razão, do conhecimento e do poder.


No entanto, a Rainha é uma figura essencialmente relacionada ao elemento “água”, o que gera a combinação água + ar. Assim como o Rei de Espadas, a Rainha simboliza a fase adulta, na qual há maturidade e experiência. Porém, ela se difere por utilizar o elemento para o desenvolvimento interno.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por uma rainha nas alturas, sentada em um trono de pedra, a segurar uma espada na posição vertical. Sua expressão é severa.


Rainha de Espadas do tarot


Afinal, qual o significado da carta Rainha de Espadas?


Os aspectos relacionados à Rainha de Espadas são diversos graças aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e às conexões entre as cartas durante as leituras de tarot. Além disso, as cartas da corte podem representar pessoas, acontecimentos e aspectos psicológicos, sendo bastante versáteis.


Entre os significados principais da Rainha de Espadas estão:


  • o forte uso da razão;

  • a competência para julgar;

  • a habilidade para aconselhar e ensinar;

  • a capacidade de solucionar problemas;

  • o uso do intelecto para a evolução pessoal;

  • a personalidade forte e a comunicação direta.


Apesar dos aspectos positivos, a carta também apresenta um lado negativo, simbolizando o autoritarismo, a frieza, os sentimentos reprimidos e o excesso de críticas.



O que a Rainha de Espadas do tarot nos ensina?


A Rainha de Espadas é repleta de poder e de sabedoria. Ela é forte e independente e sabe utilizar o seu intelecto para conquistar tudo o que deseja. Com ela aprendemos a nos conectar com o nosso lado racional e a ver as situações de maneira mais objetiva, sem os devaneios e suspiros vindos do universo das emoções e dos instintos.


Por outro lado, a carta nos aconselha a termos muito cuidado ao nos afastarmos do nosso lado emocional e da nossa intuição, mesmo com o intuito de utilizar o poder do intelecto.


Quando nos tornamos excessivamente racionais, tendemos a reprimir o que sentimos e a encarar o mundo com uma postura fria e receosa. Por isso, a Rainha nos aconselha a priorizar o equilíbrio interno e a usufruir do poder racional com moderação.



Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page