top of page

Cavaleiro de Paus: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Cavaleiro de Paus é uma das cartas da corte da sequência de arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, está relacionado ao elemento “fogo”. Por isso, ele também está ligado à ação, à criatividade e aos instintos.


No entanto, o Cavaleiro é um personagem essencialmente relacionado ao elemento “fogo”, o que resulta na combinação fogo + fogo e na potencialização do elemento no arcano. Essa figura simboliza a fase da adolescência, com toda a energia e entusiasmo, mas também com toda a impulsividade e imaturidade que ela apresenta.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um cavaleiro montado em um cavalo que galopa em meio ao deserto. Com uma das mãos, o personagem ergue um bastão.


Cavaleiro de Paus do tarot


Afinal, qual o significado da carta Cavaleiro de Paus?


Os aspectos relacionados ao Cavaleiro de Paus são diversos devido aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e à combinação dos arcanos durante as tiragens. Há também a influência da versatilidade das cartas da corte, já que elas podem simbolizar pessoas, acontecimentos e aspectos psicológicos.


Entre os principais significados do Cavaleiro de Paus no tarot estão:


  • o entusiasmo;

  • a ação criativa;

  • o espírito de aventura;

  • a força e a intensidade;

  • a paixão avassaladora;

  • a disposição para lutar;

  • a determinação para conquistar algo.


Apesar dos aspectos principais do arcano serem positivos, há também o lado negativo no qual ele representa a impulsividade, a impaciência, a agressividade, a inconstância, a teimosia e a obsessão por viver novas aventuras.



O que o Cavaleiro de Paus do tarot nos ensina?


Onde quer que o Cavaleiro de Paus esteja, lá haverá uma paixão intensa, seja por uma ideia, por um objetivo ou por alguém. Esse arcano nos ensina a olhar para a vida com vigor e a ter um indomável espírito de luta.


Quando estamos a trilhar o caminho rumo aos nossos objetivos, precisamos ter muita determinação para enfrentar todos os possíveis desafios. Também necessitamos de criatividade para solucionar os problemas e criar novas possibilidades.


O arcano nos ensina a ir ao fundo do nosso “poder de fogo” e a trazer calor e energia para a superfície, onde tudo acontece.


Porém, o arcano também nos aconselha a ter cuidado com a impetuosidade em meio a qualquer situação. A energia mal canalizada pode facilmente gerar agressividade, precipitação e competitividade excessiva. Por isso, a reflexão e o autocontrole são essenciais.



Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page